sábado, 8 de outubro de 2011

Dia 19 – 06/10

Humm, hoje é nosso último dia aqui na Europa. Amanhã cedo iremos para o aeroporto para voltar para o Brasil. Já temos planos de o que comer quando voltar e, é claro que, inclui carne e frango.
O dia hoje tinha sido planejado para ser mais tranquilo e feito com calma, mas, é claro, não fizemos nada disso. Andamos muito mais do que o planejado e em ritmo acelerado para manter o padrão.
O percurso foi esse:
Fomos até a Piazza Navona que, embora não fique longe do hotel, ainda não tínhamos conhecido. É uma grande praça em formato oval e era usada antigamente apenas para competições atléticas. Praticamente a praça toda é rodeada por restaurantes e gostaríamos de ter voltado lá à noite para jantar em um deles.




Passamos pelo Pantheon que já tínhamos conhecido no primeiro dia e fomos até a Piazza del Parlamento. Seguimos para a Fontana de Trevi que já conhecíamos e fomos até a Piazza Barberini. Essa é uma pequena praça que leva este nome devido ao Palácio Barberini, possui assim como as outras, uma fonte criada por Gian Lorenzo Bernini.




Mais uma bela caminhada morro acima e fomos até a Basílica de Santa Maria Magiore. No caminho, passamos por uma feira que vende de tudo e tinha uma banca de frutas. Compramos um pêssego para mim e uma banana para a Fabi que foram devorados nos degraus da Basílica, uma das quatro Basílicas do Vaticano. É uma grande igreja, com belas decorações e, o que mais chama a atenção nessa igreja em particular, é a caixa de ouro que é guardada no subsolo com pedaços da cruz de Cristo.




Andamos até a Estação Termini, a estação central de trem de Roma, e depois de andar muito dentro da estação de metrô, conhecemos o metrô de Roma. As estações são muito mal cuidadas e muito feias. Mas o trem em si é moderno e limpo, seguindo o mesmo padrão dos de Milão.
Descemos na Piazza di Spagna e fomos almoçar. Como foi nosso último almoço, abolimos o panini e comemos massa mesmo. Para mim, ravióli e, para a Fabi, tortelini. Não veio muita comida e não estava tão bom assim, embora não tenhamos motivos para reclamar. Subimos a escadaria di Spagna que nos fez nos lembrar da subida para a Saint Croce em Paris.

Caminhamos pela bela Villa Borghese, um belíssimo parque em Roma e acabamos não indo no museu por falta de tempo e, principalmente, de perna.



Descemos na Piazza del Popolo, mais uma fonte envolvendo outro obelisco (Roma é a cidade, no mundo, que mais tem obeliscos) e iniciamos nosso percurso de volta para o hotel, sem, é claro, deixar de comprar nosso gelato.


Jantamos no Luigi, mesmo lugar de ontem, já que é aqui do lado e porque a Fabi teve crise de enxaqueca no final da tarde então resolvemos não abusar e andar mais. O jantar foi muito bom novamente. A Fabi pediu nhoque e foi o melhor que provamos aqui na Itália até agora. Acho que, se ficássemos mais uma semana por aqui provando, encontraríamos o nhoque perfeito.
Nesses 3 dias completos que passamos em Roma, vimos muita coisa, passamos por lugares incríveis e históricos, mas não conseguimos ver praticamente nada do que a cidade oferece de arte e história. São necessários muitos outros dias e um guia exclusivo ou muito estudo prévio para conseguir aproveitar tudo o que Roma tem para oferecer.
Certamente essas férias foram sensacionais e serão lembradas para sempre. Passamos por lugares e regiões completamente distintos cada um com sua beleza e particularidade. A Itália, assim como Paris, é maravilhosa!
Ciao Italia! Arrivederci!
Nos despedimos aqui do blog e esperamos que tenham gostado das nossas aventuras e de estar em contato conosco via esse canal de comunicação. Para os que estiverem lendo depois, esperamos que tenha sido útil para obterem dicas de viagem. Seguiremos usando esse blog para responder futuros comentários e para postar notícias de novas viagens.

Um comentário:

  1. Olá Fabi e Fabio!!!
    Sejam vem vindos ao nosso lar (Brasil).
    Vocês estão de parabéns, fizeram uma bela viagem que com certeza ficará na lembrança de vocês para vida toda.
    Parabenizo também, pelas aulas de historia que tivemos sem sair de casa, e confesso, estou morrendo de vontade esticar meu roteiro e ficar por lá um tempo indefinido.
    E ai! Pra onde vamos nas próximas férias?
    Desejos um bom descanso ao casal e faço um convite pra gente se encontrar pessoalmente em breve que teremos muitos assuntos agradáveis para relembrar.
    Um bom domingo.
    Tia Ortência.

    ResponderExcluir