quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia 11 – 28/09

Vai ser difícil descrever o que vimos e sentimos hoje. O que posso dizer é que estamos apaixonados pela Toscana!
Acordamos, hoje, ao som do canto dos pássaros depois de dias acordando com os sinos das igrejas e de carros e pessoas passando pelas ruas.


Deixamos nosso hotel de pedras na fazenda do interior da Toscana e seguimos rumo outras cidadelas medievais. Comi o pêssego que tinha comprado em Florença e, se soubesse que estaria tão doce assim, teria comprado logo 1 quilo.
A primeira cidade que visitamos foi a Colle di Val D´essa. Cidade também medieval e fortificada, mas sem o apelo para o turismo. Chegamos por volta das 9:30 e estava tudo fechado com exceção a um café onde, por sorte, tomamos nosso café da manhã. Pagamos menos do que esperávamos por deliciosos croissants recheadas de creme acompanhadas por cappuccinos. Andamos pela cidade toda que é bem comprida e estava toda fechada. Quando saímos para pegar o carro, ouvimos o galo cantar. Então, provavelmente o fuso horário deles seja outro.


Seguimos viagem para Monteriggioni que já estava bem mais ativa. A cidade fortificada é minúscula e muito charmosa. Com a muralha todinha preservada, subimos no lado sul e depois no norte, que são as partes abertas para o turismo e conseguimos ter uma visão ainda mais privilegiada do povoado e da Toscana. Logo que chegamos, vimos 2 carros super antigos na praça (um deles, uma Ferrari) e achamos interessante. Quando estávamos indo embora, entendemos que era uma exposição de carros já que a praça estava completamente tomada por eles. Eram Ferraris, BMW, Porche e diversos outros fabricantes que não conseguimos identificar. Parecia que estávamos vendo aqueles vídeos em preto e branco que passam, às vezes, no Auto Esporte, com os carros de corrida antigos. Uma beleza de se ver!








Estávamos estritamente dentro do nosso horário programado e partimos para Siena, sem dúvida, a maior cidade que veríamos hoje. É claro que, como qualquer cidade grande, não foi tão fácil estacionar. Conseguimos encontrar um estacionamento não tão longe do centro histórico mas, que para chegar até lá para visitar, tivemos que subir uma bela de uma rampa. A cidade, por ser muito maior e muito mais movimentada, é mais turística do que medieval, mas, mesmo assim, imperdível. Passamos pela Piazza del Campo que, interessantemente, tem o formato de um leque, toda inclinada. Bem em frente está o campanário que, por sorte, resolvemos não pagar para subir. Digo por sorte porque a 2 quadras dali está o Duomo e, que, pagando um pouco mais, pode-se visita-lo, bem como o batistério, museu e a vista panorâmica que se equipara à do campanário. O Duomo é um misto do que vimos em Milão, pela fachada toda trabalhada no estilo gótico e do que acabamos de ver em Florença pelo belo trabalho em mármores coloridos. Seu interior também é dos mais bonitos já que segue o mesmo estilo de mármore do exterior. O batistério tem 3 pequenas obras de Donatelo. É claro que, com isso tudo, acabamos nos atrasando um pouco com o roteiro e resolvemos comer um pedaço de pizza sentados na Piazza del Campo para ser mais rápido. Mesmo sentados no chão, conseguimos ficar apreciando a vista da Piazza que funciona como um anfiteatro. A pizza não era das melhores, mas enganou nossa fome.






Seguimos rumo a Montalcino, passando, sempre, por paisagens Toscanas deslumbrantes. Pena que não estamos na época de plantação e a maior parte do campo está sem verde algum, com exceção às videiras que vimos quando chegamos mais próximos à cidade de Montalcino. Mas, mesmo assim, é uma vista magnífica!




Chegamos em Montalcino um pouco atrasados e tivemos que fazer uma visita mais panorâmica. A cidade segue o mesmo padrão das outras e também vale a visita. Por ser uma cidade muito alta, dá uma vista magnífica da Toscana. Essa região é muito conhecida pelo vinho Brunelo. Degustamos um pouco de vinho e compramos uma garrafa. Já era fim de tarde e não se via muito movimento pela cidade. Talvez os turistas que estão em outras cidades base já tivessem saído.


A chegada em Montepulciano aconteceu no fim da tarde e, é claro, nos perdemos dentro do labirinto de ruas. O hotel é tudo de bom! Tem até uma antessala com lareira e a dona do hotel é muito receptiva e simpática. Como não conhecemos a cidade ainda, o que deve ficar para amanhã, aceitamos a sugestão da dona do hotel e fomos jantar em um dos lugares que ela indicou e que fica aqui perto. Lembrem o nome do restaurante que, na verdade, se intitula Bar e Pizzaria: Tratoria di Cognano.
Eu passaria o restante das minhas férias aqui só para comer nesse restaurante todos os dias de novo. Não me lembro quando foi a última vez que senti tanto prazer com uma comida. Pedimos bruscheta como entrada e estava deliciosa! Segundo a Fabi, essa, sim, é a verdadeira bruscheta italiana e não a que tínhamos comido na noite anterior em San Gimignano. Tudo foi regado ao delicioso vinho Rosso Nobile del Poliziano e meu prato foi Pici a Tortufo. A Fabi comeu um prato que ela não lembra o nome, mas que são como raviólis gigantes com queijo Pecorini e folhas vermelhas. Ela adorou! Sim, estava muito bom, mas nada comparado ao meu prato. Pici é uma massa típica Toscana, que nada mais é do que um espaguete só que muito mais espesso e eu nunca tinha comido a famosa trufa. Que delícia! Comi muito devagar com dó de acabar logo a apreciação de um prato tão saboroso. Para fechar, comemos profiterolis de sobremesa. É uma versão que também não conhecíamos e vem coberta de mousse de chocolate e acompanhada de creme. Jantar nota 10! Estamos realmente adorando a Itália e sua culinária!



Elaine, por favor, volta pra Itália pra comer direito!
Estamos tristes porque amanhã deixaremos a Toscana que, certamente, deixará muitas saudades.

Um comentário:

  1. Nossa Fabi, quero ficar nesse hotel de pedras que vocês ficaram.... é realmente incrível!! O Duomo de Siena é lindo!! Por dentro e por fora!! E que delícias são essas que vocês estão comendo...hummm de dar água na boca... vejo que em Montepulciano vocês estão em outro hotel aconchegante, que gostoso, aproveitem!! Mil bjos.

    ResponderExcluir