quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia 12 – 29/09

Ciao! Tiramos o dia de férias hoje. Acordamos tarde, caminhamos pouco e fizemos um dia light.
Em Montepulciano, porém, tivemos momentos agradáveis começando no café da manhã. O Roberto, do Hotel La Terrazza, nos serviu o café trazendo as delícias até nossa mesa. E ele não parava mais de trazer comida! É um figurassa italianíssimo! Ele nos ensinou a comer pão italiano com queijo pecorino (um tipo de queijo típico da Toscana) cobertos de mel. Eu nunca pensaria em fazer uma coisa dessas, mas não é que fica bom mesmo? A Fabi não gostou. O Roberto também produz vinho e compramos uma garrafa depois de passarmos alguns minutos conversando.
Depois de comer tanta coisa, saímos para passear pela cidade e fomos em algumas enotecas. Em uma delas, descemos até a “cantina” do século XV, um labirinto repleto de barris de carvalho com vinhos repousando. Na saída, aproveitamos para degustar um pouco mais do vinho Montepulciano. Tinham outras enotecas com visitação subterrânea, mas não chegamos a ir.



Passeamos pela Piazza Grande e o restante da cidadezinha e fomos procurar um restaurante na estrada que fizesse degustação de vinho e comida típica.





No caminho, paramos em uma igreja interessante aos pés da cidade. É uma bela e grande igreja por fora, mas, entrando, é um espaço pequeno e aconchegante.


Encontramos o restaurante que o rapaz do centro de informações de Montepulciano nos indicou, mas eles não tinham degustação propriamente dita. Não passava de uma tábua de frios com uma taça de vinho Rosso Nobile. Comemos (na verdade eu comi quase tudo já que a Fabi não come delícias como presunto parma, salame e copa) e, depois, dividimos um prato de Pici al Ragú (à bolonhesa). Estava bom, mas não se compara ao que jantei ontem. No restaurante, eles tinham um pacote de Pici com os ingredientes para fazer o molho de trufa. Compramos e não vejo a hora de fazer quando chegar em casa. É claro que não vai ficar igual, mas espero que, pelo menos, lembre do sabor de ontem.
De lá, com grande pesar, fomos embora da Toscana e a Fabi foi dirigindo durante as quase 2 horas de viagem. Passamos nossa marca dos primeiros 1000 quilômetros rodados e chegamos a Sutri.
O hotel é de 4 estrelas e o quarto é legal e tem elevador no hotel. Só faltou mesmo uma piscina para afastar o calorão que estamos sentindo aqui.


Jantamos aqui no hotel mesmo e pedimos apenas o primo piato como estamos acostumados em fazer. Porém, nossos pratos vieram com 6 raviolis cada, o que apenas nos abriu o apetite. Tivemos, então, que dividir o secondo piato e, por falta de opção, pedimos bisteca de novo (mas não a Fiorentina). Sorte que estava muito boa dessa vez. Mais fina e com menos capa de gordura. Para terminar, a Fabi pediu um expresso típico italiano. O expresso aqui, como já tínhamos lido em alguns blogs, é super curto e bem forte. Gostamos bastante.

2 comentários:

  1. Uauuuu quarto lindo esse que vocês estão em Sutri!! Viu, o que é o molho de trufa que ainda não consegui descobrir? :) Trufa pra mim é de chocolate... mas no macarrão é almondêga? Baci.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian! Essa foto do hotel de Sutri é da recepção e não do quarto. O hotel era bom, mas não é pra tanto. :)
    Trufa é um tipo de cogumelo. Nós também só conhecíamos a de chocolate até pouco tempo atrás. hahaha

    ResponderExcluir