Bom, vou começar esse post dizendo que eu e a Fabi estamos cansados e com muitas dores nos pés. Agora eu explico o motivo. Mas, antes disso, gostaria de registrar como essa cidade é fantástica!
Vou abrir meu coração. Eu não estava com a mínima vontade de conhecer Paris e viemos para cá só porque a Fabi queria muito. Mas eu me surpreendi e dou o braço a torcer. Paris é realmente de mais! E olha que só passamos um dia aqui.
Acordamos cedo e fomos tomar o café da manhã (pago) aqui no hotel. Comemos pão francês na França e croissant diretamente da fonte. Estava tudo muito bom!
Com a barriga cheia (nem tão cheia assim para falar a verdade), saímos em direção à Torre Eiffel. Ao invés de irmos pelas margens do rio Sena, resolvemos ir pelas ruas por dentro do bairro. Vimos várias crianças indo para a escola (tarde), passamos em um mercado para comprar água e bolachas e, logo chegamos ao Campo de Marte, com várias pessoas se exercitando e, à nossa direita, ergueu-se, majestosa, a Torre Eiffel. Tiramos várias fotos e fomos tentar subir.
Embora tivesse já uma fila, não estava tão grande e não demorou para conseguirmos subir. A vista lá de cima é linda e não chegamos a subir no topo da torre já que já tínhamos comprado bilhete para a noite com direito ao terceiro piso (entenda-se pico da torre).
De lá, atravessamos a ponte e chegamos nos jardins de Trocadéro e, ao fundo, o Palais de Chaillot. Foram os primeiros jardins e palácio dos muitos que visitamos hoje.
Pegamos o metrô e fomos em direção ao Arco do Triunfo. A saída do metrô é bem em frente ao Arco. Mais um suspiro. O balão onde fica o Arco do Triunfo é realmente muito movimentado e tivemos que atravessar pelo túnel que dá acesso direto ao monumento. Subimos, depois de mais uma pequena fila e de 267 degraus, e tivemos outra bela vista de Paris.
Seguimos nossa caminhada pela Champs Elysées. A rua é muito bonita, completamente arborizada, com lojas caríssimas e restaurantes charmosos. Passamos pelos Grand e Petit Palais e nos dirigimos até o fim da Champs Elysées, o Place de la Concorde. Eu pensei que fosse andar de roda gigante, mas acho que o parque de diversões se mudou já que não tinha nenhuma roda gigante por lá.
Compramos um sanduíche para mim e um crepe para a Fabi e almoçamos sentados à beira do lago nos Jardins des Tuileries.
De lá, o plano era virar à esquerda para ir ao Palais Royal, mas acabamos seguindo reto e saímos direto no museu do Louvre, com sua magnífica pirâmide. Sem dúvida, uma bela surpresa.
De lá, sim, fomos ao Palais Royal e não encontramos nada de interessante por lá.
Novamente, saímos do plano e, ao invés de irmos de metrô até a estação próxima à Catedral de Notre Dame, fomos caminhando às margens do rio Sena. Foi interessante ver que eles têm várias barraquinhas nas margens do rio, umas vendendo desenhos e pinturas de Paris e, outras, vendendo livros antigos. Um grande sebo a céu aberto.
Antes de atravessarmos para a pequena ilha do rio Sena rumo à catedral, passamos na Torre de Saint Jacques que a Fabi queria ver. É uma torre gótica, bem diferente e dizem que é o real início ao Caminho de Compostela. Segundo o guardinha do lugar que a Fabi foi conversar, levam-se 2 meses caminhando de Paris até Compostela, na Espanha. Deve ser um caminho muito bonito, mas algo que eu passo a vez.
Quando, enfim, atravessamos para a ilha, chegamos já perto da Saint Chapel que queríamos ver e já fomos direto nela. Enfrentamos uma fila de meia hora que, na realidade, era apenas para passar no raio-x, e com um custo de 8 euros cada, mas valeu a pena. A capela é muito bonita, especialmente no segundo andar com as paredes praticamente todas em vitrais. Algo realmente impressionante.
Nossa próxima parada foi a grandiosa Catedral de Notre Dame. A fachada da catedral não impressiona tanto quanto sua lateral e os fundos da igreja. O interior é digno de uma catedral antiga. Muitos altares secundários com imagens de santos, esculturas e quadros, o altar principal imponente e, não podia deixar de comentar do grande órgão que fica logo na parede de entrada da igreja, oposto ao altar.
Pela terceira vez no dia, o plano foi quebrado e, ao invés de voltarmos direto, de metrô, para o hotel, viemos de barco pelo rio Sena até a Torre Eiffel. Já estávamos extenuados e tivemos que voltar camelando para o hotel.
Foi o tempo de tomarmos um banho e voltarmos para a torre para usar o ticket que tínhamos comprado para às 21:00 para subir até o terceiro nível, o mais alto. Dica: comprem o ticket com antecedência. Chegamos na torre e já fomos direto para o elevador, cortando uma fila de perto de meia hora. Porém, para subir para o terceiro andar, tivemos que pegar outro elevador no segundo piso, aí, sim, junto com os demais mortais. Essa fila nos tomou meia hora. A vista lá de cima é muito bonita mesmo e valeu a espera.
Depois de todas essas aventuras, nossos pés não são mais os mesmos. A Fabi, tadinha, trouxe um tênis impróprio para caminhada e está que não aguenta de dor.
Para fechar a noite, fomos jantar em um restaurante francês que tinha um preço razoável no caminho de volta para o hotel.
Acontece que, desde que entramos, notamos que tinha algo estranho. Só mais tarde descobrimos que esse era um restaurante Romeno e que, até o vinho, é Romeno. Decepção e comida meia boca.
Amanhã vamos caminhar em alguns bairros em Paris e à noite, vamos no Mulin Rouge, que já temos ingressos.
Ai que tudoooooo!!! Amei as fotos!! O dia estava lindo!! Quando a gente foi tava chovendo... essa foto da torre está maravilhosa!! Ai Fábio... vê se dá pra comprar um tênis pra Fabi aí... tadinha, pq vocês ainda tem muito pra andar :) Oba oba adorei ler as notícias de hoje, vou ler todos os dias!! Mil bjos e tenham um ótimo dia amanhã!! Li
ResponderExcluirU,lá,lá! Fabi e Fabinlo eu só não estou com muita inveja por que daqui alguns dias estaremos ai também, então vê se deixa um pouquinho pra nós.
ResponderExcluirOlha Fabi! mesmo eu já conhecendo Paris vamos aproveitar muito do seu passeio.
então pode enviar o máximo de informação pois estou captando tudo.
Desejo que vcs façam um belo passeio nessa cidade maravilhosa, pois sua viagem só esta começando.
Um beijão da tia Ortencia e tio Beto.
Tia!! Paris é linda né? Eu ameii!! Vocês vão aproveitar muito!! A Italia então deve ser D+! Agora estamos em Veneza e está sendo fantástica!! Não vemos a hora de seguir para Toscana!
ResponderExcluirObrigada por nos acompanhar!
Bjos!
Fabi