sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dia 06 – 13/09/13 – Praga


Como prometido, hoje eu acordei cedo para tirar fotos da ponte vazia. A Fabi não teve forças para levantar e me acompanhar. Eram 6 horas da manhã e eu estava, com outro doido japonês, tirando fotos da ponte no amanhecer e ainda com as luzes acesas e sem mais nenhuma alma penada.



Retornando à sanidade, fomos à praça da cidade velha e lá chegamos pouco mais das 9 da manhã e encontramos um pessoal que faz serviço de guia pela cidade velha, a cidade nova e o bairro judeu de graça. É claro que, ao final do roteiro de 3 horas, pagamos um agradecimento ao guia, embora tenhamos visto gente dando uma “esmola” ao pobre coitado. Fazer passeio guiado é muito bom para entendemos o que estamos vendo e conhecermos a história do local, mas, por outro lado, temos que seguir um roteiro, o que inclui tempo limitado para tirar fotos por exemplo.

Como fomos abordados pelo guia que fala em espanhol, fizemos esse, mas também tinha a opção do tour em inglês nos mesmos moldes.








À tarde, já pagando Euro 10,00, fizemos o passeio guiado pelo castelo de Praga com duração de 3,5 horas. Também vale a pena fazer pelo mesmo motivo e tivemos que correr para conseguir tirar algumas fotos.

Obviamente não recebemos o diploma de guia e não vamos poder reproduzir aqui o que aprendemos hoje, mas tem uma coisa que vale a pena compartilhar. Como em muitos lugares na Europa, é possível encontrar em Praga monumentos erguidos em “homenagem” às pestes sofridas pelo povo (seja para homenagear os mortos ou para agradecer a saúde dos vivos). Os monumentos dos Checos se diferenciam dos demais por incluir flores de lúpulo, já que, segundo eles, o lúpulo salvou a vida de muita gente. Para explicar, o lúpulo é um dos componentes da cerveja e, por volta do século XV, não existia método muito eficiente de purificar a água que a população bebia e usava para preparar os alimentos. Na fabricação da cerveja, porém, pelo fato de ferver o preparado e pela fermentação, a água utilizada na mistura acaba por ser purificada e, portanto, se dá que a cerveja é mais saudável que a água e, a partir do momento em que os Checos passaram a consumir cerveja em massa, o que incluía crianças (a partir dos 12 anos) e gestantes, o povo passou a sofrer menos com as pestes. Portanto, tem-se que cerveja é saúde!

A República Checa se orgulha por ser o país de maior consumo de cerveja per capta do mundo!



O castelo é grandioso e belíssimo! Não tivemos acesso ao interior dos prédios que o constituem já que ainda é utilizado pela presidência do governo checo, mas o acesso aos pátios e passagens já é suficiente para ficar encantado.






Às noivas que estão se planejando para o grande dia, o que está em alta é se casar em Praga, especialmente no castelo. Vimos algumas noivas em Dresden também, mas, aqui em Praga, temos que tomar cuidado para não dizer “sim” muito alto porque corremos o risco de nos casar de novo sem querer. A todo o instante, nos esbarramos com uma noiva tirando fotos, às vezes só, às vezes acompanhada do marido. E tem umas noivas, tadinhas, acho que vêm casar por aqui para as pessoas repararem mais nas paisagens do que nelas e terem o que achar bonito.


Na volta do castelo, passamos na igreja do Menino Jesus de Praga. É uma igreja com fachada simples, mas o interior muito bem decorado. Estava tendo missa no local e não nos demoramos. Deu tempo, porém, de tirar uma foto do anfitrião.


Depois passamos por um muro todo pichado chamado pelos locais de o muro de John Lenon com denominação que remonta ao tempo do socialismo na Tchecoslováquia e que algumas pessoas começaram a pichar o muro com letras de música dos Beatles como forma de protesto.


À noite saímos para jantar e nos ocorreu um episódio repugnante. Como a moeda na República Checa é a Coroa Checa já que o país, embora faça parte da União Europeia, não aderiu ao Euro, vira e mexe temos que trocar Euro nas casas de câmbio da cidade e hoje, por pura estupidez, trocamos com um cara na rua e logo depois descobrimos que o dinheiro que ele nos deu não é Coroa Checa, mas alguma outra moeda de outro país qualquer. Então, fica aqui a dica. Por mais tentadora que pareça a oferta, se limite a trocar dinheiro nas casas de câmbio ou bancos (estes costumam valer menos a pena porque cobram taxa). Ainda bem que não perdemos tanto dinheiro assim.
Amanhã passaremos nosso último dia em Praga e, embora ainda faltem alguns pontos que queremos conhecer, teoricamente, será um dia menos puxado já que hoje acabamos por visitar alguns locais que faríamos amanhã.
Como os tours que fizemos alteraram um pouco nossa programação, segue abaixo o roteiro original que a Fabi tinha preparado para que ajude a quem possa estar pesquisando o que fazer em Praga:

DIA 1: Cidade Velha e Cidade Nova
Cidade velha conheceremos: Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos, o Convento de Santa Agens e o Josefov e o histórico bairro judeu
B - O passeio começa na Praça da cidade velha. Conhecer o relógio astronômico (de 1h em hora)
Subir na torre da Antiga Prefeitura (Věž radnice) para curtir um dos visuais mais bonitos da cidade.
O ingresso para um adulto custa 100 coroas checas e a torre está aberta para visitação diariamente das 9h às 22h
C/D - Conhecer a igreja: Catedral Týn (Týnský Chrám), de estilo gótico e a Igreja de São Nicolau (Svatý Mikuláš)
E - A margem do Rio Vltava, (na parte Norte da Cidade Velha) fica o Convento de Santa Agnes (Anezsky Klaster), um complexo gótico que engloba uma igreja, uma capela, um oratório e um mausoléu.
Em suas dependências há um museu que exibe uma coleção de arte medieval da Galeria Nacional do território checo e redondezas, com obras que mostram os avanços das belas-artes na Boêmia.
A entrada principal fica na U milosrdnych 17, a 700m da estação de metrô Náměstí Republiky, linha amarela. O horário de funcionamento é de terça à domingo, das 10h às 18h. Preço 150 coroas checas
Bem próximo ao convento fica o Bairro Judeu (Josefov), o maior patrimônio judaicos da cidade.
F - Visitar: A Velha/Nova Sinagoga Espanhola (Staronová synagoga), construção gótica de 1275 que possui um pontiagudo gablete em tijolo e um belo interior; O Velho Cemitério Judaico (Stary zidovsky hrbitov)
A bilheteria para comprar os ingressos fica na U Starého hřbitova 3a, bem próxima à estação de metrô Staroměstská, linha verde. No verão, das 9h às 18h.
G - A pouco mais de 700m do bairro Judeu, seguindo pela margem do rio, encontra-se uma das atrações mais visitadas da cidade, talvez o principal cartão postal juntamente com o Castelo: a Ponte Carlos (Karlův most)
A ponte é protegia por grandes barragens de madeira e por duas torres, uma cada em extremidade. É possível subir nas torres para ter uma visão ótima visão da ponte e da cidade.
Depois aproveitar para fazer um passeio de barco pelo Rio Vltava
Outras atrações na cidade velha: a Biblioteca Nacional (Klementinum), o Museu do Chocolate, o Museu da Cidade de Praga (Muzeum Hlavního Města Prahy), a Betlémská kaple (Capela de Belém), a Torre de Pólvora (Prašná brána), e o Museu de Artes Decorativas (Uměleckoprůmyslové muzeum).
H - Cidade Nova: Principais atrações são Praça Vesceslau e o Museu Nacional de Praga (Museo está fechado desde 2010 e ficará até 2015)
Na praça tirar fotos e parar para almoçar - Diversos restaurantes disponíveis 
I - Seguir para o Prédio Dançante (Tančící dům) é um edifício localizado às margem do Rio Vltava que possui uma arquitetura peculiar, pois parece que está completamente torto ou amassado.
J - Se o tempo tiver bom visitar a torre de TV Zizkov (Žižkovský vysílač). A melhor forma de chegar até a torre é através da linha verde do metrô, estação Jiřího z Poděbrad‎. A entrada custa 120 coroas checas.
Outras atrações da Cidade Nova incluem o Castelo Alto (Vysehrad), o Muchovo museum, o Teatro Nacional de Praga (Národni divadlo), Museu do Comunismo (Museum Komunismu),
o Museu de Selos e Postais (Postovní Museum), o Museu da Polícia (Museum Policie CR) , o Museu da Cidade (Museum Hlavního Mesta Prahy) e Praça Carlos (Karlovo namestí).
Igreja da Natividade Loreta

https://maps.google.com/maps?saddr=Pension+U+Lilie,+Liliov%C3%A1,+Cidade+Velha,+Praga-Praga+1,+Rep%C3%BAblica+Checa&daddr=restaurantes+perto+de+Pra%C3%A7a+da+Cidade+Velha,+Cidade+Velha,+Praga-Praga+1,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:Svat%C3%BD+Mikul%C3%A1%C5%A1,+Pra%C3%A7a+da+Cidade+Velha,+Praga,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:T%C3%BDnsk%C3%BD+chr%C3%A1m,+Celetn%C3%A1,+Praga,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:Ane%C5%BEsk%C3%BD+kl%C3%A1%C5%A1ter,+Ane%C5%BEsk%C3%A1,+Praga-Praga+1,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:Staronov%C3%A1+Synagoga,+%C4%8Cerven%C3%A1,+Praga,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:Karl%C5%AFv+most,+Praga-Praga+1,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:Pra%C3%A7a+Vesceslau+praga+to:50.0763432,14.4140632+to:Tan%C4%8D%C3%ADc%C3%AD+d%C5%AFm,+Ra%C5%A1%C3%ADnovo+n%C3%A1b%C5%99e%C5%BE%C3%AD,+Nov%C3%A9+M%C4%9Bsto,+Praga-Praga+2,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:%C5%BDi%C5%BEkov+Television+Tower,+Mahlerovy+sady,+%C5%BDi%C5%BEkov,+Praga-Praga+3,+Rep%C3%BAblica+Tcheca&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=50.085399,14.432602&spn=0.032989,0.077162&sll=50.073778,14.420156&sspn=0.016498,0.038581&geocode=FXg__AIdI_nbACFNoM6Zw7-IDCl1lN1D75QLRzFNoM6Zw7-IDA%3BFSRG_AIdYwXcACFOyH8CNCh-AymDRFMn6ZQLRzFOyH8CNCh-Aw%3BFdtH_AIdMwjcACGrzqpdFxbH6CnNUwAf6ZQLRzGrzqpdFxbH6A%3BFXBH_AId6BLcACEcQkZjnF_8iim7aeIhZ5MLRzEcQkZjnF_8ig%3BFbZX_AIdhRXcACEs_FaUmLUVZClX8RMjwpQLRzEs_FaUmLUVZA%3BFVFQ_AIdiALcACH6S4jbLw6-lCnJyOVo6JQLRzH6S4jbLw6-lA%3BFT9D_AIdRN_bACnH8a875JQLRzHGHwGrKR7WCw%3BFTw5_AIdtRTcACGDO6gW5IzQMylHfm1H7JQLRzGDO6gW5IzQMw%3BFbca_AId7_DbACkt5u4r8ZQLRzFLvO0UOD1dCA%3BFXQX_AId5vDbACFEMwsFN2UBkykXPzfC9pQLRzFEMwsFN2UBkw%3BFeEs_AIdsIHcACETiAZTToocpinB4AJInJQLRzETiAZTToocpg&dirflg=w&mra=ltm&via=8&t=m&z=14

Dia 2: O Distrito do Castelo e a Cidade Baixa
A - Começar o dia passando pela ponte Carlos em direção ao Castelo de Praga. Aproveitar o início da manhã para tirar fotos (menos gente na ponte)
B - Castelo de Praga (Prazsky hrad), um grande complexo que contém um palácio, uma catedral, dois museus, um montastério, várias galerias, salas de concerto, jardins, pátios e muito mais. 
Pegar um bonde que sobe a colina, e começar a visita pela entrada principal.
Logo após num grande pátio encontra-se a principal construção do castelo, e também a mais imponente, a Catedral de São Vito (Katedrála svatého Víta)
No lado oeste do terceiro pátio, com uma fachada barroca em vermelho e bege, está a Basílica de São Jorge (Bazilika svatého Jiří)
Outros locais de destaque: Santuário Loretto (Loreta), que conta com uma bela igreja e abriga exposições de pinturas e estátuas, e o Palácio Sternberg (Sternbersky Palác) com pinturas da Galeria Nacional de Arte Européia
Outras atrações do Castelo de Praga incluem os Jardins Reais (Králosvká Zahrada), o Mosteiro Strahov (Strahovský klaster), o Palácio Cernín (Cerninský palác), o Palácio Schwarzenber (Schwazenerský palác) e a Rua Dourada (Zlatá Ulicka).
Após curtir a bela vista do alto da cidade a partir dos pátios do castelo, a melhor opção para descer é através da rua Nerudova, que faz a ligação do distrito do castelo à Cidade Baixa (Malá Strana).
Esse bairro, também conhecido como Cidade Pequena, é o distrito histórico mais preservado de Praga. Antes repleto de palácios e jardins, possui agora dezenas de restaurantes chiques e hotéis requintados.
C - No caminho conhecer a Catedral de São Nicolas, de estilo barroco. É possível subir os 215 degraus da torre do sino da igreja, que proporciona um visual incrivel do bairro e da cidade.
D - Ao chegar na cidade baixa subir ao topo da Colina Petrín (Petrín) através do trem funicular que se encontra na rua Újzed.
O passeio neste bonde ja é uma atração à parte, pois permite uma belo visual ao longo do caminho. As subidas ocorrem a cada 10 minutos e o trajeto tem 510 metros.
Chegando no topo da colina existem várias atrações como uma "mini torre Eifel" e um labririnto de espelhos além de uma vista maravilhosa de Praga

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Pension+U+Lilie,+Liliov%C3%A1,+Cidade+Velha,+Praga-Praga+1,+Rep%C3%BAblica+Tcheca&daddr=Prague+Castle,+Praga-Praga+1,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:Cattedrale+di+San+Niccol%C3%B2+(Chram+sv.Mikulase),+Prague-Praga+1,+Rep%C3%BAblica+Tcheca+to:Pet%C5%99%C3%ADnsk%C3%A9+terasy,+Praga+1,+Rep%C3%BAblica+Tcheca&hl=pt&ie=UTF8&ll=50.08679,14.404128&spn=0.008247,0.01929&sll=50.088245,14.409107&sspn=0.016493,0.038581&geocode=FXg__AIdI_nbACFNoM6Zw7-IDCl1lN1D75QLRzFNoM6Zw7-IDA%3BFYJR_AIdFbbbACGfJRKviDzPKinDtyRsHpULRzGfJRKviDzPKg%3BFTNI_AIdZMXbACH8Ub_AYiqrBikjwdaC4ZQLRzH8Ub_AYiqrBg%3BFb83_AId6bPbACGEIlcFXbRkeCmtJy4275QLRzGEIlcFXbRkeA&oq=san+nicolau+prague&dirflg=w&mra=ls&t=m&z=16




Nenhum comentário:

Postar um comentário